Buscar
  • Helena Knob

Cartórios do RS já registraram 25 mortes suspeitas de Covid-19


Foto: Ricardo Giusti

Desde o dia 29 de março, praticamente, a cada dia há pelo menos uma nova morte a qual o atestado de óbito possui indicação de suspeita do novo coronavírus no Rio Grande do Sul.

Os atestados são assinados pelos médicos e encaminhados aos cartórios, que após, são conduzidos para a Central de Informações de Registro Civil. Todavia, os prazos legais variam de 24 horas até 15 dias, mostrando que pode haver um atraso nas informações divulgadas pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil), entidade que reúne dados sobre as mortes suspeitas do Brasil seguindo as informações dos cartórios.

Na última segunda-feira,13, data em que o governo do Estado não reportou nenhuma nova morte, os dados dos cartórios apontaram quatro novos óbitos registrados com a indicação de suspeita para a Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Em todo o país, já são 1.993 mortes suspeitas segundo os dados dos cartórios, contra as 1.736 já confirmadas pelo Ministério da Saúde. A entidade também faz um levantamento sobre as estatísticas de registros de óbitos cuja causa foi apontada pelos profissionais de saúde como insuficiência respiratória e pneumonia, doenças relacionadas ao surto de Covid-19.


*Com informações de Correio do Povo


copyright © 2019 RÁDIO AVENIDA FM - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Erval Seco-RS.

Contato 55 3748 1048

Whats 55 9 9180 6332