Buscar
  • Helena Knob

Coronel Bicaco: Secretaria de Saúde esclarece situação sobre caso suspeito de Covid-19


Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação/OMS

A Secretaria de Saúde de Coronel Bicaco esclareceu algumas dúvidas sobre o caso suspeito de coronavírus no município. O paciente atendido na USF no dia 19 de março, não atendeu os critérios de COVID-19 descritos nos Protocolos de Manejo do COVID-19.


O paciente é uma criança com histórico de Bronquite Crônica, que apresentou febre, tosse e dificuldade respiratória, após contato com familiares que estiveram no Canadá. No entanto, estas pessoas com as quais a criança teve contato, não apresentaram sinais e sintomas da doença. A criança mencionada não realizou viagens para áreas endêmicas nos últimos dias.


No momento da investigação do caso e na data do atendimento médico, considerava-se como caso suspeito de COVID-19 as seguintes situações:


Situação 1: pessoa que apresente febre E pelo menos um dos sinais e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar) + histórico de viagem para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias.


Situação 2: pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório + histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias.


Situação 3: (Caso Provável): pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias + apresente pelo menos um sinal ou sintoma respiratório ou febre.


Desta forma, após o acompanhamento do caso, o paciente não atendeu a nenhum dos critérios de COVID-19 acima descritos. Além disso, depois desta avaliação, diante dos critérios estabelecidos, a Secretaria recebeu da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, orientações a não realização da coleta de material para investigação laboratorial no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), e consequentemente a mesma não foi realizada. A criança e sua família foram orientados ao Isolamento Domiciliar, também de acordo com protocolos.


A equipe de saúde realizou todas as orientações quanto aos cuidados neste período, bem como, o acompanhamento frequente desta família com visitas domiciliares. Até o momento, o paciente em questão apresenta-se estável e segue em acompanhamento, assim como a sua família. Os demais familiares não apresentaram sinais e sintomas de Síndrome Gripal.


De acordo com a Secretaria de Saúde, “a todo instante foram seguidas as recomendações dos Protocolos de Manejo do COVID-19 do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde; o Plano Municipal de Contingência; e as orientações recebidas da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde”.

copyright © 2019 RÁDIO AVENIDA FM - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Erval Seco-RS.

Contato 55 3748 1048

Whats 55 9 9180 6332