Buscar
  • Maicon Ferreira

Creluz inaugura fase B da usina solar


FOTOS - Márcia Sarmneto / Maicon Ferreira

Com sete usinas hidrelétricas em funcionamento, a Creluz inaugurou na manhã desta sexta, 5, a fase B da sua usina de energia solar, localizada às margens da BR-386, em Boa Vista das Missões. Em ato solene, a cooperativa reuniu lideranças regionais e convidados na sede do empreendimento, para marcar a entrega da obra à comunidade. Com a ampliação, a estrutura passa de 1.008 placas fotovoltaicas para 2.448 placas. Na primeira etapa em 2016 foram investidos R$ 4 milhões. Estima-se que o investimento agora seja superior a R$ 2 milhões. A Rádio Avenida FM transmitiu a solenidade de descerramento da entrega do empreendimento


Conforme o presidente da cooperativa, Elemar Battisti, a usina agora terá uma potência instalada de 730 kWp, com capacidade para iluminar até 440 casas. A mudança permitirá à Creluz entrar no mercado livre de produção de energia solar. Até então, a estrutura estava abastecendo as necessidades internas da instituição. O momento da inauguração marca os 20 anos da instalação da primeira usina da Creluz há 20 anos, no setor hidrelétrico.


Outra novidade que está em andamento é a construção de três usinas solares em Ametista do Sul. O município foi escolhido porque há problemas de disponibilidade de carga de energia principalmente no verão, e a estrutura vai fortalecer o abastecimento de energia. Com obras já iniciadas, a previsão é de terminar o projeto até o mês de novembro deste ano, para 1,5 Megawatts.


*Márcia Sarmento - Jornal Folha do Noroeste

copyright © 2019 RÁDIO AVENIDA FM - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Erval Seco-RS.

Contato 55 3748 1048

Whats 55 9 9180 6332