Buscar
  • Maicon Ferreira

IBGE suspende censo e processo seletivo


Foto - Imagem ilustrativa/Reprodução da internet

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na tarde desta terça-feira, 17, que irá suspender as visitas domiciliares para coleta de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). A medida foi adotada diante da necessidade do país de conter a disseminação do coronavírus.


É por meio da Pnad que o IBGE produz os principais indicadores do mercado de trabalho. Para ela, são visitados mais de 210 mil domicílios a cada trimestre - cerca de 70 mil por mês - distribuídos por mais de 3,5 mil municípios do país. Ao todo, mais de 2 mil agentes de pesquisa são envolvidos na coleta.


Em nota, o IBGE informou que está estuda alternativas para manter a realização da pesquisa sem a necessidade de fazer visitas domiciliares.


Os últimos resultados divulgados pelo IBGE da Pnad Contínua são do trimestre terminado em janeiro, quando o país registrou taxa de desemprego de 11,2%, atingindo 11,9 milhões de trabalhadores. Também foi observado recorde do número de brasileiros fora da força de trabalho - 65,7 milhões. Para o trimestre terminado em fevereiro a coleta já foi concluída e os resultados serão divulgados no dia 31 de março.


Cronograma do Censo será alterado


No mesmo comunicado, o IBGE informou que irá anunciar, em breve, o novo cronograma do Censo Demográfico. Também suspendeu os processos seletivos para a contratação de recenseadores que estavam em andamento nos estados e municípios. Seriam contratados cerca de 180 mil pessoas para o trabalho, que visitariam mais de 71 milhões de domicílios. Por causa do coronavírus, o Instituto reconhece que pode não conseguir continuar normalmente as etapas de preparação e treinamento das equipes que iriam atuar na coleta de dados. Quem já efetuou a inscrição será reembolsado.


*IBGE

copyright © 2019 RÁDIO AVENIDA FM - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Erval Seco-RS.

Contato 55 3748 1048

Whats 55 9 9180 6332